Personagens femininas de games com proporções e vestuário revelador exagerado perpetuam misoginia: longas pernas, óculos, armas, reveladoras roupas, close nas partes íntimas (18+), Bayonetta, sais, sedutoras, mal desenvolvidas, polêmicas. Visuais exagerados: afiados dentes, cadeias em braços. Homens manipulam.
Confira Outros Ainda assim, existem diversas situações de personagens tão sexualizadas que lembram jogos para maiores de 18 anos. Um exemplo é o recente incidente em Stellar Blade, de 2024, com personagens como Eve e Tracy, cujos corpos são retratados de forma sensual e exagerada. No entanto, a maioria dos jogadores no Brasil são mulheres, de acordo com a PGB 2024.
Descubra Novas Aventuras Mesmo com a presença de personagens sexualizadas, é importante considerar a diversidade de jogadores e o público em geral. A comunidade de gamers no Brasil está em constante crescimento e abrange uma variedade de perfis, incluindo mulheres que são apaixonadas por jogos eletrônicos. É fundamental promover a inclusão e representatividade em todos os aspectos da indústria de games.
Personagens femininas hiperssexualizadas nos games
O ambiente hostil nos jogos faz com que muitas jogadoras encontrem estratégias para driblar a misoginia e o baixo reconhecimento. Tanto no cenário casual quanto no profissional, as personagens femininas enfrentam desafios. Na lista a seguir, conheça alguns exemplos de personagens que são hiperssexualizadas nos games em diferentes épocas.
Stellar Blade: Eve, personagem mal desenvolvida
Eve, personagem principal do jogo Stellar Blade, lançado pelo estúdio sul-coreano Shift Up para PlayStation 5 (PS5) em março de 2024, apresenta poses sugestivas, seios que balançam a cada cutscene, close nas partes íntimas e roupas reveladoras. Apesar da posição de protagonismo, Eve foi considerada mal desenvolvida, com pouquíssimas falas. O jogador deve reconquistar o planeta de criaturas poderosas e violentas com Eve, membro do Esquadrão Aéreo 7.
Bayonetta: sensualidade exagerada
Bayonetta, personagem principal do game de ação homônimo, lançado em 2009 pela Sega, foi pensada para ser uma ‘bruxa moderna’, com pernas longas, óculos e quatro armas ao mesmo tempo. Além dos visuais exagerados, Bayonetta tem roupas que ficam progressivamente mais reveladoras a cada ataque mágico realizado no jogo.
Mileena: visual sexualizado em Mortal Kombat
Mileena, clone e irmã gêmea ‘má’ da Kitana em Mortal Kombat, apareceu pela primeira vez no segundo jogo da franquia. Com roupas curtas, coladas e extremamente reveladoras, Mileena luta com dentes afiadíssimos e um par de sais. Seu caráter sexualizado é demonstrado em sua tentativa de manipular homens, apesar de não obter muito sucesso devido à sua face deformada.
Chun-Li em Street Fighter: representação feminina controversa
Chun-Li, personagem feminina de destaque em Street Fighter, já apareceu com trajes que buscam mostrar mais do seu corpo. Sua representação feminina tem sido alvo de críticas devido à sexualização de suas vestimentas. A personagem enfrenta desafios em um cenário onde a polêmica sobre a representação feminina nos jogos é constante.
Fonte: @Tech Tudo
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