A Meta, empresa liderada por um empresário, apresentará um software imersivo para educadores para melhorar as interações digitais na escola.
Que tal mergulhar em um mundo onde a realidade virtual transforma um simples passeio de ônibus em uma aventura educacional dentro do corpo humano? Embarque nessa jornada extraordinária e vivencie uma experiência imersiva! A tecnologia avançada da realidade virtual proporciona uma imersão incrível, permitindo explorar cada detalhe de forma única e interativa.
Com a RV, é possível aprender de maneira divertida e cativante, absorvendo conhecimento enquanto se diverte explorando ambientes inexplorados. A combinação da curiosidade com a tecnologia da realidade virtual abre portas para descobertas emocionantes. Aproveite essa oportunidade para expandir horizontes e desbravar novos mundos virtuais com um simples clique. A era da realidade virtual está apenas começando, e as possibilidades são infinitas!
Ampliando Horizontes com a Realidade Virtual
A possibilidade de vivenciar uma nova realidade virtual é algo que a Meta tem como objetivo para os alunos, através dos seus inovadores óculos de realidade virtual (RV) Quest. Este ano, a empresa liderada por Mark Zuckerberg lançará um novo software educacional para facilitar o uso dos óculos de RV em ambientes escolares.
Essas ferramentas permitirão aos educadores controlar diversos óculos Quest simultaneamente, proporcionando acesso a uma variedade de aplicativos educativos e oferecendo uma melhor supervisão sobre o uso dos dispositivos pelos alunos. A integração da RV nas salas de aula poderia abrir novos tipos de oportunidades de aprendizagem, como possibilitar que estudantes de teatro sintam uma experiência imersiva ao assistir a uma peça de Shakespeare encenada no Globe Theatre do século XVII.
No entanto, a realidade virtual levanta questões complexas sobre segurança digital e os possíveis impactos das crescentes interações digitais na sociedade. Há também debates sobre se a incorporação dessa tecnologia nas escolas realmente contribuiria para uma melhoria significativa no aprendizado dos alunos.
Nick Clegg, presidente de Assuntos Globais da Meta, que liderou a iniciativa Quest for Education, destacou o potencial revolucionário da RV. Ele mencionou a possibilidade de ensinar biologia e química sem a necessidade de um laboratório físico e de viajar pelas ruas da Roma Antiga junto com os alunos.
A Meta está investindo bilhões de dólares no desenvolvimento do chamado metaverso, acreditando que, no futuro, os óculos de realidade virtual se tornarão fundamentais para atividades como trabalho, aprendizado e interações sociais em um ambiente digital. Argumenta-se que a RV possibilita experiências impossíveis no mundo real, superando limitações como tempo, espaço e gravidade.
Por exemplo, durante uma entrevista conduzida por realidade virtual com Clegg, mesmo estando em locais distintos, a sensação era de estarem juntos em uma mesa. Apesar de os avatares no mundo virtual da Meta ainda se assemelharem a personagens de videogame, a experiência de imersão é marcante.
A eficácia da realidade virtual como ferramenta educacional ainda é objeto de questionamentos. Vincent Quan, pesquisador educacional, ressalta a necessidade de pesquisas mais aprofundadas nessa área para avaliar seu verdadeiro impacto no processo de aprendizagem. A tecnologia promete muito, mas é crucial examinar cuidadosamente seu potencial e seus limites em proporcionar uma educação de qualidade.
Fonte: © CNN Brasil
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