Maceió é a 6ª cidade brasileira com maior aumento de temperatura entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, segundo ranking do Climate Central.
Um dos principais impactos do aquecimento global é o aumento da temperatura em diversas regiões do mundo. Maceió, a capital de Alagoas, é um exemplo disso, ocupando a sexta posição no ranking das cidades brasileiras que mais sentiram o aquecimento entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024. Essa informação foi revelada por um estudo da Climate Central, divulgado recentemente pela Revista Globo Rural.
O aumento de calor em Maceió durante esses meses é um alerta para a urgência de ações contra o aquecimento global. Medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promover fontes de energia limpa são essenciais para combater esse problema crescente. O planeta pede por soluções concretas e imediatas para minimizar os impactos do aquecimento em nossas vidas e no meio ambiente.
Aquecimento das cidades brasileiras e seus impactos
De acordo com o levantamento, que é responsável por medir os impactos das mudanças climáticas na população global, a cidade de Maceió aqueceu 0,77°C nos últimos três meses.
Os dados vão ao encontro dos balanços de temperatura máxima média divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que mostra que a capital alagoana ficou 2°C acima da média histórica nos meses de janeiro e fevereiro de 2024.
Ainda no Brasil, o levantamento da Climate Central aponta que as cidades de Vila Velha (ES), Porto Alegre (RS) e Manaus (AM) ficaram 1,54°C, 1,52°C e 1,33°C mais quentes em fevereiro. No mês de janeiro, a cidade de Recife (PE) registrou o maior aumento de temperatura, 1,34°C. Já o mês dezembro foi o período com a maior anomalia registrada no país.
Goiânia (GO) e Campinas (SP) encerraram o ano de 2024 com 1,72°C acima da média para o mês.
Veja, abaixo, as 15 cidades brasileiras que mais aumentaram a temperatura:Vila Velha, 1,15°C Goiânia, 0,99°C Campinas, 0,93°C Recife, 0,90°C Salvador, 0,84°C Maceió, 0,77°C Manaus, 0,70°C Belém, 0,63°C Curitiba, 0,6°C Brasília, 0,59°C Guarulhos, 0,56°C São Paulo, 0,54°C Rio de Janeiro, 0,47°C Porto Alegre, 0,46°C São Gonçalo, 0,17°C Veja Também Maceió registra temperaturas acima da média histórica no mês de janeiro, diz Inmet Fevereiro registra temperatura máxima média acima de registros históricos em Maceió, aponta Inmet Aumento da temperatura global – Os dados publicados pela Climate Central mostram que, entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, 80% da população global foi exposta a pelo menos um dia de temperaturas acima da média esperada para o período, segundo o estudo.
No Brasil, o valor sobe para 93%, com cerca de 200 milhões de habitantes afetados. A média de aquecimento do país nestes meses foi de 0,71°C.A Bósnia é o grande destaque, com aumento de 4,09°C nas temperaturas, ao lado da Romênia e da Sérvia, onde os termômetros subiram 3,97°C.
O estudo utiliza a média registrada entre 1991 e 2020 como base comparativa; Dentre as 678 cidades dos 175 países analisados, 15 são brasileiras.
Vila Velha (ES), Goiânia (GO) e Campinas (SP) foram as que apresentaram maior anomalia de temperatura, com aumento de 1,15 °C, 0,99°C e 0,93°C, respectivamente; De acordo com os pesquisadores, o El Niño em atividade já prevê um aumento na temperatura global, porém, como o estudo se baseia nos dados dos últimos 30 anos para estabelecer uma base comparativa, as variabilidades dos ciclos El Niño-La Niña são consideradas.
Rankeamento das cidades brasileiras e o aumento de temperatura
‘Isso nos permite quantificar a influência das alterações climáticas no aquecimento’, informa o texto. Com informações da Revista Globo Rural*
‘
Fonte: © TNH1
Comentários sobre este artigo