Presidente francês fez sua primeira visita ao Brasil e anunciou investimento na bioeconomia da Amazônia e Guiana, visando questões climáticas e preservação ambiental.
Emmanuel Macron compartilhou em suas redes sociais um relato emocionante sobre sua primeira visita ao Brasil, onde teve a oportunidade de se encontrar com diversas autoridades do país. Durante a sua estadia, o presidente da França participou de várias reuniões e eventos, incluindo um encontro com o ex-presidente Lula, para discutir questões importantes para ambos os países, como o meio ambiente e a economia. O clima de cooperação e diálogo marcaram essa visita, reforçando a importância das relações entre as nações.
O encontro entre Lula e Macron foi um marco para as relações diplomáticas entre França e Brasil, fortalecendo os laços entre as duas nações. A parceria firmada durante esses diálogos demonstra o compromisso mútuo em busca de soluções para desafios globais, como as mudanças climáticas e a preservação ambiental. A união entre os líderes reforça a importância do casamento entre diferentes países para enfrentar questões complexas da atualidade, promovendo um futuro mais sustentável e próspero para todos.
Casamento na COP 30 em Belém
A capital paraense será a sede da próxima Conferência do Clima da ONU, a COP 30, em 2025. Nas redes sociais, as fotos do encontro foram comparadas a um casamento, e o líder francês embarcou na brincadeira e falou em um ‘novo capítulo na relação’ entre França e Brasil.
Macron e Lula: um encontro matrimonial na bioeconomia
‘Algumas pessoas compararam as imagens da minha primeira visita ao Brasil com as de um casamento, e eu digo a elas: foi um casamento ! A França ama o Brasil e o Brasil ama a França !’
Durante o encontro, os presidentes da França e do Brasil anunciaram um programa que pretende investir 1 bilhão de euros na bioeconomia da Amazônia brasileira e da Guiana, território ultramarino da França na América do Sul.
Consolidação do matrimônio intercultural
Em Belém, pudemos caminhar juntos por essa Amazônia compartilhada e confirmar nossa determinação comum de lutar pelas florestas e pelas pessoas. Vimos no Rio a força da nossa cooperação no setor da defesa, com o lançamento do Tonelero, o terceiro submarino da nossa parceria.
Também decidimos aumentar os intercâmbios científicos, artísticos e estudantis. Planejamos aumentar o número de estudantes brasileiros na França para 8.000 até 2026, atualmente são 5.000, e desenvolver o bilinguismo com novas seções de língua francesa e portuguesa. Sua eleição, querido Lula, e a maneira como você restaurou o equilíbrio institucional significam muito para nós.
Viva a amizade entre o Brasil e a França!
Acreditamos na democracia. Acreditamos no futuro e acreditamos que sempre há um caminho para o otimismo e o progresso. Compartilhamos valores que estão no cerne de nossa história comum. Acabamos de inaugurar um novo capítulo na nossa relação! Viva a amizade entre o Brasil e a França!
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo