Evacuação afeta fabricantes de chips em Taipei, prejudicando ações da Nvidia e TSMC. Impacto na cadeia de abastecimento e linhas de produção de peças.
Na manhã desta quarta-feira (3), um novo terremoto de magnitude 6,8 atingiu a região costeira de Taiwan, causando pânico entre a população local. Os relatos iniciais indicam que houve danos significativos em prédios e infraestrutura da região.
Os moradores ainda se recuperavam dos efeitos do tremor anterior quando foram surpreendidos por mais essa tragédia natural. A população está sendo orientada a tomar medidas de segurança e se preparar para possíveis réplicas do terremoto que acabou de ocorrer.
Impacto do Terremoto na Capital de Taipei
Houve falta de energia em várias partes da capital Taipei e, no setor tecnológico, muitas instalações foram evacuadas, o que ajuda a prejudicar o desempenho das ações de fabricantes de chips na bolsa. É o que relata a agência Dow Jones. As ações da Nvidia (NVDA; Nasdaq) estão em baixa, já que sua cadeia de abastecimento está concentrada em Taiwan.
Repercussão nas Negociações de Pré-mercado
Recentemente, os papéis da Nvidia caíram 0,8%, para US$ 887,78 nas negociações de pré-mercado. O principal fabricante contratado da empresa, Taiwan Semiconductor (TSMC), informou que evacuou as fábricas devido ao terremoto, mas os trabalhadores já estão retornando.
Localização das Fábricas e Retorno às Operações
As principais fábricas da TSMC em Taiwan estão todas localizadas no lado oeste da ilha, no lado oposto de onde ocorreu o terremoto. As ações da empresa estão em queda de 0,11% no pré-mercado em Nova York. A Foxconn também está retomando gradualmente as operações após interromper as linhas de produção no país.
Efeitos Mínimos do Terremoto nas Operações
A Foxconn, uma das principais fornecedoras de peças e chips para empresas americanas como a Apple, garante que seus equipamentos não foram danificados devido ao abalo e terá efeitos mínimos em seus resultados e operações. As ações da empresa fecharam em baixa de 1,39% na Bolsa de Taiwan.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo