Nova maternidade na zona leste oferece acolhimento multiprofissional e consultas médicas para gestantes de alto risco e bebês. Conta com 20 leitos, UTIN e UCI Neonatal.
📲 Acompanhe o A10+ nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. A modernização da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera da Maternidade Evangelina Rosa (MER) foi celebrada durante cerimônia nesta quarta-feira (27), na região Leste de Teresina.
Em paralelo, a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) também passou por reformas para oferecer um ambiente mais acolhedor e seguro para as futuras mamães e seus bebês. A iniciativa visa proporcionar conforto e bem-estar às gestantes, puérperas e recém-nascidos, reforçando o compromisso com a saúde materno-infantil na região.
Acolhimento e cuidados na Casa da Gestante, Bebê, Puérpera
A nova casa conta com 20 leitos e está preparada para oferecer assistência e cuidados especiais aos pacientes. Maternidade Evangelina Rosa proporciona acolhimento, orientação e acompanhamento especializado para gestantes, bebês e puérperas, especialmente para aquelas que residem em municípios mais distantes de Teresina. Estrategicamente localizada a menos de um quilômetro da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, a nova estrutura visa garantir uma melhor integração com a Maternidade.
Redução de gastos e melhoria na mortalidade materna e infantil
A Casa da Gestante, Bebê, Puérpera recebe gestantes de alto risco que vêm do interior para o atendimento na capital, reduzindo os gastos com pensão ou hospedagem. Todo o processo é realizado pelo SUS, incluindo o acolhimento multiprofissional, as refeições, as consultas médicas e outros serviços, proporcionando às mães a proximidade da maternidade. A presença das mães perto dos bebês contribui para a redução da mortalidade materna e infantil, ressaltou o secretário.
Infraestrutura e serviços oferecidos na nova casa
A Casa da Gestante, Bebê, Puérpera possui 20 leitos distribuídos em seis quartos, além de uma ampla área de convivência, sala, cozinha equipada, lavanderia, copa, consultório, banheiros e armários. A entidade responsável pela administração da Maternidade Evangelina Rosa destaca a importância de criar políticas que proporcionem melhores condições de vida para os cidadãos, dando ênfase ao papel das mães no processo.
Acesso à Casa da Gestante, Bebê, Puérpera
Para ter acesso à Casa da Gestante, Bebê, Puérpera, a gestante ou puérpera precisa residir em um dos municípios do Estado e passar pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR). As puérperas que tiveram recém-nascidos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) ou na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) passam por triagem do Serviço Social da Maternidade Evangelina Rosa. Fonte: Portal A10+
Fonte: © A10 Mais
Comentários sobre este artigo