Conferência destaca investimentos, fortalecimento do ensino superior na América Latina e Caribe, papel estratégico da educação frente às desigualdades.
O CRES+5, um dos principais eventos de educação superior da América Latina e do Caribe, encerrou o primeiro dia com conquistas significativas para o avanço do setor.
Além disso, o encontro abordou os principais desafios enfrentados no ensino superior atualmente, como a necessidade de maior investimento em pesquisa e inovação para acompanhar as demandas do mercado de trabalho.
Investimento em Educação Superior na América Latina
O governo brasileiro anunciou o investimento de mais de R$ 120 milhões em dois programas a serem desenvolvidos com países da região, e como tema de fundo, mas não menos importante, a conferência marca a retomada do Brasil como protagonista no diálogo internacional sobre a importância da educação superior, como instrumento de redução das desigualdades regionais, a criação de sociedades mais justas e o fortalecimento da democracia.
Retomada do Protagonismo Brasileiro nas Discussões do Ensino Superior
O resgate do protagonismo brasileiro, nas discussões do futuro do ensino superior na América Latina e Caribe, foi tema recorrente nos discursos, nas reuniões e na abertura do evento hoje em Brasília.
Novos Programas para Ampliação e Fortalecimento do Ensino Superior
O lançamento de dois novos programas, destinados a fomentar o ensino superior e a integração com os demais países participantes da conferência, traduziu em ações, esse novo momento do governo brasileiro.
Investimentos em Educação Superior na América Latina e Caribe
Os investimentos anunciados pelo Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, preveem um valor de R$ 102 milhões, ao longo de oito anos, no grupo Montevidéu (AUGM), que reúne 41 universidades do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai e Paraguai, para o desenvolvimento de programas de interesse comum.
Papel Estratégico da Educação Superior no Desenvolvimento Sustentável
Apesar de assumir um protagonismo natural nas relações, o governo brasileiro afirma que a liderança das ações é uma responsabilidade compartilhada entre todas as lideranças, locais e regionais.
Integração e Colaboração na Comunidade Latino-Americana
Na avaliação do diretor de Relações Internacionais da CAPES, Rui Oppermann, a volta do Brasil ao cenário internacional é especialmente importante no que diz respeito à América Latina e Caribe, países vizinhos e parceiros preferenciais em muitos aspectos, como cultura, história, economia e educação.
Desafios e Oportunidades da Educação Superior na América Latina e Caribe
Diálogo – À tarde, os integrantes da Conferência se reuniram em Simpósios que discutiram seis eixos temáticos da educação: Educação superior como parte do sistema educacional; diversidade cultural e interculturalidade; internacionalização e integração regional; a educação diante dos desafios sociais; pesquisa científica e tecnológica; e o papel estratégico da educação superior no desenvolvimento sustentável da América Latina e Caribe.
Apesar de temáticas diferentes, os participantes dos grupos de trabalho defendem a certeza de que a educação superior é a principal saída para combater o negacionismo, as desigualdades locais e regionais, e é uma ferramenta fundamental para fomentar o desenvolvimento sustentável, bem como é capaz de evitar uma catástrofe climática.
Consolidação de Parcerias e Prioridades para o Futuro
Na avaliação de Francesc Pedró, diretor da UNESCO – IESALC, ‘é verdadeiramente emocionante confirmar que, após o primeiro dia da conferência, conseguimos confirmar uma vontade compartilhada: forjar um consenso sobre as prioridades para os próximos cinco anos, que permitirá avançar em direção ao objetivo comum de um ensino superior de qualidade, inclusivo e com equidade para todas as pessoas.
Agenda da Conferência para os Próximos Dias
Programação – Nesta quinta-feira, 14 de março, a CRES+5 reabre com a conferência da Professora Nilma Lino Gomes, ex-ministra das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. Na sequência, ocorrem os simpósios de outras oito comissões de eixos temáticos. Encerrando a programação do dia, acontece a mesa redonda com os coordenadores dos simpósios do segundo dia da Cres+5.
Assessoria de Comunicação Social do MEC
Fonte: @ Ministério da Saúde
Comentários sobre este artigo